Cinco sintomas que podem indicar um carro doente

Muitas vezes a rotina do dia a dia tira a atenção do motorista para indícios comuns, que quase sempre indicam necessidade de manutenção do automóvel. Alguns desses sintomas aumentam de intensidade de acordo com a gravidade do problema; outros não mudam e podem até ser intermitentes. Mas o fato é que todos eles precisam de verificação.



Listamos cinco exemplos para você ficar atento. Confira:



1. RUÍDO AGUDO DA PASTILHA DE FREIO



Aquele barulho fininho e irritante que aumenta progressivamente enquanto você freia pode indicar um desgaste excessivo das pastilhas de freio, que precisam ser trocadas para evitar danos aos discos. Apesar disso, é importante ressaltar que alguns tipos de pastilhas, inclusive novas, podem chiar mesmo sem haver desgaste. O mais correto é sempre procurar assistência mecânica na rede autorizada da fabricante quando o barulho se tornar mais comum e/ou intenso.



2. LUZ DA INJEÇÃO ACESA



Alguns carros ficam constantemente com a luz piloto da injeção eletrônica acesa. Trata-se de alerta sobre algum parâmetro fora dos limites no funcionamento do sistema de injeção. Apesar de não ser um problema relativamente grave, essa luz não deve permanecer acesa por muito tempo. Entre as maiores causas, estão: combustível adulterado, falhas nos sensores ou até mesmo sujeira nos bicos injetores. Recomenda-se fazer uma leitura do sistema com a utilização de um scanner específico.



3. RADIADOR FREQUENTEMENTE EM AÇÃO



Muitas vezes o motor aquece mais do que o necessário e a ventoinha do radiador precisa funcionar a todo vapor. Para isso, ela depende da água do reservatório, o "líquido de arrefecimento". O problema acontece porque esse tanque pode não estar com a quantidade de água suficiente para resfriar o motor, fazendo com que o sistema comece entrar em ação repetidamente, sem sucesso. Além da falta de água, a não circulação correta do fluído pode acontecer em função de problemas na bomba-d'água e/ou na válvula termostática, mas é mais comum que haja vazamentos quando há falha nas mangueiras, rachaduras no próprio tanque ou até um erro de vedação na tampa do compartimento. Caso o volume da água esteja normal e o exaustor insista em continuar funcionando exageradamente, é altamente recomendado levar o carro a um mecânico, pois superaquecimento pode fazer com que o motor chegue à fundir.



4. MAU-CHEIRO DO AR-CONDICIONADO



Com a regularidade com que o brasileiro utiliza o ar-condicionado, , é comum um mau-cheiro invadir o interior do carro depois de algum tempo de uso -- este odor desaparece após alguns segundos, assim que os ocupantes "se acostumam". O causador do odor pode ser o acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou a saturação do filtro anti-pólen, que tem função de filtrar impurezas do ar captado pelo veículo. Recomenda-se trocar o filtro em toda revisão realizada na concessionária.



5. VOLANTE TORTO



Quando o volante estiver torto ou puxando para um dos lados, mesmo que o carro rode em linha reta, há algum erro no alinhamento das rodas ou na geometria das suspensões, que podem ser ocasionados por buracos ou outros impactos. O problema também pode ser na caixa de direção devido a alguma batida mais grave.Em qualquer dos casos, é recomendado procurar auxílio técnico de concessionárias ou centros automotivos especializados em suspensão, pneus e rodas.



 



FONTE: UOL Carros.



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